Sai o Resultado da Seleção Brasileira de Vinhos de Brasília

VB13a
No dia 7 de agosto de 2013, 14 jurados realizaram a maior prova de vinhos do Distrito Federal, reunindo 73 rótulos de 29 vinícolas brasileiras.

Está escolhida a primeira seleção de vinhos brasileiros do Distrito Federal. No dia 7 de agosto passado, reunidos no restaurante Dom Francisco, no clube ASBAC, em Brasília, 14 jurados provaram às cegas (sem conhecer os rótulos degustados) 73 rótulos de 29 vinícolas brasileiras. O evento fez parte das atividades da VI VINUM BRASILIS, a ocorrer nos dias 14 e 15 de agosto, na Faculdade de Gastronomia do IESB. O objetivo desta iniciativa inédita era a escolha de um time de 11 rótulos, dentre todos os avaliados (na sequência de serviço: 26 espumantes –> 22 vinhos brancos –> 25 tintos). A seguir temos o primeiro time da Seleção Brasileira de vinhos de Brasília.

Lista Top11

Os especialistas convidados para degustação, pela organização da Vinum Brasilis, sob a diretoria de Petrus Elesbão, estão entre os melhores sommeliers e conhecedores de vinho da Capital Federal: Ana Clara (Sommeliére, ex-Forneria San Paolo, ex-Gero), Antônio Matoso (ABS/DF), Joaldo Lima (restaurante Dom Francisco), João Baptista (restaurante Universal Diner), João Paulo (restaurante Gero, do Grupo Fasano), Julio Neves (restaurante Don Mano), Junior Orio (restaurante Soho), Leonildo Santana (restaurante Dom Francisco), Liana Sabo (Jornal Correio Braziliense), Luiz Augusto Jabour (site Gourmet Butler), Paulo Araújo (Enófilo), Rachel Alves (professora de vinhos do Uniceub), Rafael Costacurta (grupo Marietta) e Sérgio Venancio (ABS/DF). A coordenação técnica da degustação às cegas foi dos editores do blog Decantando a Vida, Eugênio Oliveira e Antonio Coêlho.

VB13d1

“Foi a maior prova de vinhos já realizada no Distrito Federal, reunindo o maior número de jurados e o recorde de rótulos e de vinícolas participantes”, afirma Petrus. Prova disso são os números deste evento, que durou mais de quatro horas de exaustivas análises por parte dos jurados e consumiu 146 garrafas para amostra geral, 110 litros de vinhos, além de 25 litros de água. “Queremos colocar Brasília no topo das capitais brasileiras enograstronômicas, aproveitando o fato de a capital federal ser a 3ª cidade brasileira que mais consome vinho no país”, conclui Petrus.

VB13bVB13c

Os coordenadores técnicos da histórica degustação adotaram a forma de pontuação de 1 a 5 pontos, resultando nos conceitos: ruim, razoável, bom, muito bom e excelente (respectivamente), com escalonamento a cada 0,5 ponto. “Buscamos fugir do senso comum; dos tradicionais sistemas de pontuação decimais, vigesimais e centesimais. Foi uma decisão acertiva, quando vimos os resultados na apuração final”, relata Eugênio Oliveira. A metodologia de apuração empregada foi a média global ponderada, com inclusão de taxa de erro (sem aplicação de equações pessoais), através do cálculo do desvio padrão mediano. Após apurados os onze vencedores e a lista de classificação geral, verificou-se que a média, incluindo todos os 73 vinhos provados, resultou em 3,54 pontos, ou seja, um conceito entre BOM e MUITO BOM para o produto brasileiro, através desta amostra de Brasília. “Apenas observando as notas do time dos 11 da Seleção de Brasília (lista acima), podemos achar uma média entre MUITO BOM a EXCELENTE”, ressalta A.Coêlho, criador do programa de apuração das notas. Provando mais uma vez a evolução de qualidade e a crescente melhoria da vitivinicultura nacional.