I Feira de Naturebas da Enoteca St. Vin Saint. Veja como foi!

natura15

A Enoteca St. Vin Saint em São Paulo realizou a feira que muitos enófilos andavam esperando. Lis Cereja e Ramatis Russo reuniram na tarde de sábado 23/11/2013 cerca de 20 importadoras que trouxeram apenas vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos.

natura1 natura4

A seleção dos vinhos foi de alta qualidade e o público que lotou o evento soube reconhecer o esforço dos organizadores, prestigiando os excelentes exemplares servidos sem parcimônia e aquele dissimulado comportamento de esconder vinho em baixo da mesa.

natura5natura6

Alguns importadores/produtores vieram de outro estado, como no caso do Marco London que veio do Rio de Janeiro e até de outros países (o produtor Federico Orsi veio da Itália e o importador Savio Soares havia acabado de chegar de Nova York).

natura7natura8

Para mim, os destaques foram:

natura14natura11

Minas de Tierga– Um garnacha de vinhas velhas espanhol em que o enólogo vinificou em tijanas e em um primeiro momento havia dado errado. Ele resolveu engarrafar assim mesmo para ver como ficaria. Mais interessante pelo inusitado que pelo vinho em si, pois é um vinho muito extraído e pesadão, com baixa acidez, mas com aromas encantadores. O que de melhor o vinho tinha em minha opinião. Apenas 144 garrafas.

natura12natura13

Champagne Bio- RM- zero dosage RELIANCE do Franck Pascal. Fantástico, ainda não disponível no Brasil. Produtor fora da curva.

Orsi– Um frizzante bio italiano sem degola, presença abundante de leveduras, tampa de cerveja, turvo e louco. Emilia-Romagna, ainda não disponível no Brasil. 97% Pignoletto e 3% Riesling Alabana. Pura loucura!

natura9 natura10

Coulée de Serrant 2010 e Les Vieux Clos 2010, ambos Nicolas Joly, servidos no mesmo estande do Frizzante e do Chambagne Reliance.

Château de Villars-Fontaine Bourgogne Hautes-Côtes de Nuits- Cuvée Eléphant Rouge 2008. O chardonnay do Jean Cara feito na França no Château Villars Fontaine.

Bourgogne Grand Ordinaire 1999 do Domaine de Montmain. Esse Gamay estava surpreendentemente bom para o ano e denominação.

La Vieux Clos 2006 (Nicolas Joly)- Vinho repetido, porém de outra safra e servido em outro estande. Casa do Porto.

La Ferme des Caudalies “les Mots Bleus” 2011– Loire, 80% s.blanc de vinhas velhas e colheita tardia e 20% chenin blanc. Não convencional, fora da curva. R$ 110,00 no Savio Soares (Galeria do Vinho)

Champagne Brut Cristian Etienne– RM- possante, densa, fresca, com panificação e limão. Também do Savio Soares.

Os vinhos do Marco London (Bionysos)- O champagne Laherte Frères rosé de vinhas velhas e o Brut – Tradition. Os vinhos do Michel Augé também fizeram sucesso.

Nacionais: Fulvia Pinot Noir 12 e Barbera 12 do Marco Danielle. O Barbera foi mais falado e acabou primeiro. Marselan da Era do Ventos, Suvaco de Anjo do Eduardo Zenker (75% pinot noir vinificada em branco e 25% chardonnay, corpo leve, refrescante, 10,4 de álcool). Os dois Dominio Vicari, tinto e o branco também fizeram muito sucesso.