Volnay 1Cru Coche-Dury

Ano acabando e não poderia deixar de postar uma das garrafas mais emblemáticas de 2013. O raro Volnay 1 Cru do Domaine Coche-Dury. Jean François Coche-Dury tem fama de não ser nada simpático e não fosse a qualidade de seus vinhos já teria desaparecido desse mundo tão competitivo.

Esse Volnay vem de uma área de 0,33 hectares e por isso é bem escasso. É uma mistura de dois climats de Volnay: Taillepieds e Clos des Chênes plantados em 1962 e 1987.

O vinho mais emblemático de Coche-Dury é o Corton-Charlemagne, assim como a fama maior fica com seus Meursault brancos. Porém, os tintos são muito especiais, se não chegam a ser tão maravilhosos quanto os brancos, disputam a posição de melhores em suas regiões. É assim com  Monthelie, Auxey-Duresses e Volnay.

volnay2

Esse Volnay 1Cru era da safra 2009, muito aclamada pelos produtores da Borgonha e por isso atingiu preços estratosféricos. Posteriormente tem-se dito que a safra não foi tão maravilhosa assim para justificar o preço elevado. Difícil será rever o valor. Eu não pretendia abrir essa garrafa tão cedo, pois é de uma safra recente e provavelmente seria um desperdício, todavia um fato me fez correr: a rolha estava vazada e o rótulo e o vidro manchados de vinho. Tive que agir rápido para saber se eu tinha uma garrafa de vinho ou de vinagre.

volnay1

A cor ainda era bela, elegante e convidativa. O nariz remetia à carne crua, beterraba, terra molhada e cogumelos. Nada de fruta doce nem final de boca açucarado. Não é fácil encontrar vinhos com essas características e quando encontramos eles secam em um piscar de olhos. Tenho certeza de que essa garrafa não suportaria anos de guarda. Sorte foi ter detectado o problema e bebido o vinho!