Saumur Blanc com Lagosta

O saumur blanc do Domaine du Collier é um vinho relativamente novo, mas já cheio de histórias. A vinícola pertence a Antoine Foucault que vem a ser filho de Charly Foucalut (proprietário do mítico Clos Rougeard em sociedade com o irmão Nady Foucalut).

lagosta7

Antoine trabalhou no Clos Rougeard por quatro anos e em 1999, aos 26, adquiriu, através de sua família, 04 hectares na região de Brèzè no Loire. Hoje a vinícola tem 06 hectares sendo a maioria de chenin blanc (incluindo algumas vinhas de mais de 100 anos) e menos de 01 hectare de cabernet franc. A propriedade se dedica a viticultura natural, sem utilização de tratamentos químicos, herbicidas e fertilizantes. A colheita é manual, as leveduras são indígenas e só é utilizado um pouco de enxofre na hora do engarrafamento.

lagosta9

O exemplar bebido foi o saumur blanc 2010 de vinhas de 20 a 75 anos. É um vinho que demonstra complexidade já na juventude. Apresenta uma cor clara e límpida com aromas de pêra e flor sugerindo uma leve doçura. Na boca tem muita mineralidade, acidez, e quando a leve doçura sugestiva do nariz começa a se confirmar, uma avalanche de cítrico, limão e frescor desce atropelando. Foi um excelente acompanhamento a lagosta ao thermidor.