Vin Natur

vinnatur

Por Alessandra Rodrigues (Sommelière)

 

Daqui a pouco, no mês de abril, começa a mais importante manifestação de vinhos naturais da Europa: a VinNatur! Lá estarão reunidos vitivinicultores europeus que tem o objetivo de compartilhar as técnicas e as experiências na produção de vinhos de forma natural, seja através do trabalho durante o cultivo das videiras, que na produção dos vinhos em si; além de divulgar a cultura do “terroir”. Esse evento surgiu como resultado natural do crescente empenho que os viticultores têm tido, na difusão de uma nova cultura vinícola.

A associação de Vinicultores Naturais “VinNatur” é composta por 140 vitivinicultores de 7 países diferentes, dentro os quais: Itália, Áustria, Espanha, Eslovênia e França.

Produzir vinhos naturais significa agir com total respeito ao território, às videiras e aos ciclos naturais; limitando através de experimentos, o uso de agentes invasivos e tóxicos (de natureza química e tecnológica), primeiro no cultivo das videiras, e depois, na produção dos vinhos.

Cada visitante que for à Villa Favorita poderá encontrar e conversar com os vitivinicultores, degustar os vinhos feitos por cada um deles, e também comprar os vinhos que mais gostarem!

VinNatur será na Villa Favorita (Monticello di Fara – Sarego – Vicenza – Itália), nos dias 9, 10 e 11 de abril das 10h às 18h. O ingresso custa 20 euros por dia e inclui um guia do evento e uma taça pra degustação.