Veja os TOP-3 da VINUM BRASILIS 2021

Após o hiato de um ano a VINUM BRASILIS volta ao circuito com sua primeira atividade. Nesta 2a feira, dia 29/11/2021, deu-se o 8o. Concurso de vinhos da Feira, ocorrido no restaurante Dom Francisco (ASBAC), em Brasília, com um júri formado por 10 especialistas que provaram às cegas (sem conhecer os vinhos degustados) 28 rótulos de vinhos nacionais.

O evento tradicional faz parte da XVI VINUM BRASILIS, que ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro, no Clube ASCADE – Brasília. O objetivo desta iniciativa é a escolha dos melhores rótulos, dentro das categorias: Espumantes, Brancos e Tintos.

O Juri técnico foi convidado para degustação, pela organização da VINUM BRASILIS, sob a diretoria de Petrus Elesbão. Estavam entre os melhores sommeliers e conhecedores de vinho da Capital Federal: Ana Clara (Sommeliére, Dionisia_Vinhos), Adriana Nasser (@De Rolha em Rolha-GPS), André Freitas (Sommelier), Antonio Matoso (Sommelier, Enólogo), Bianca Dumas (@vinhobonzao), Carlos Sanabria (Enólogo), Cynthia Malacarne (Enóloga), Guilherme Lobão (@Comida de Pensar), Leonildo Santana (Dom Francisco Asbac) e Walmir Reis (Sommelier). A coordenação técnica da degustação às cegas foi dos editores do Blog Decantando a Vida, Eugênio Oliveira e Antonio Coêlho.

Os curadores da grande degustação adotam a forma de contagem de 1 a 5 pontos, resultando nos conceitos: ruim, razoável, bom, muito bom e excelente (respectivamente), com escalonamento a cada 0,5 ponto. Nesta oitava edição do concurso ficou latente a consistência dos resultados obtidos com esta mecânica de degustação, consolidado com o volume de dados fornecidos pelo júri: sendo registradas 280 notas.

A vinícola estreante Fabian foi a grande vencedora na Vinum Brasilis, conquistando duas premiações nos TOP-3 da feira. Outro estreante que fez bonito foi o Faísca, um pet-nat rosé safrado muito charmoso, que arrebatou o primeiríssimo lugar entre os 12 espumantes. A surpresa deste ano ficou por conta do Muralha Premium, o primeiro a chegar no TOP-3 advindo do cerrado brasileiro – produzido em Paraúna-GO.

Os Editores: Antonio Coêlho & Eugênio Oliveira

Seleção dos vinhos TOP-3 da VINUM BRASILIS 2021:


Equipe de Jurados – XVI Vinum Brasilis 2021