Resultado do 10º Concurso TOP-3 de Vinhos de Brasília – 2023

No dia 10 de outubro de 2023, nove jurados participaram do concurso de vinhos da 18a VINUM BRASILIS, reunindo o recorde de 68 rótulos, de 30 vinícolas brasileiras.

Reunidos no restaurante PISELLI, no Iguatemi Shopping, em Brasília, nove jurados provaram às cegas 68 rótulos de 30 vinícolas brasileiras – um recorde entre as dez edições do Concurso! O evento fez parte das atividades da 18a VINUM BRASILIS, que ocorre nos dias 20 e 21 de outubro, na Salão MILLENIUM, no Clube ASCADE. O objetivo desta iniciativa é a escolha dos melhores rótulos, para os prêmios: Ouro, Prata e Bronze.


Os especialistas convidados para degustação pela organização da VINUM BRASILIS, sob a diretoria de Petrus Elesbão, estavam entre os melhores sommeliers e profissionais de vinho da Capital Federal: Ana Clara (Sommelière – Dionisia@Vinhos), Adriana Nasser (@De Rolha em Rolha), Antônio Matoso (Sommelier), Bárbara Soares (Sommelière), Bianca Dumas (@Vinho Bonzão), Cristiane Jardim (@Turma do Vinho), Eliane Burin (Sommelière), Etiene Carvalho (ABS–DF) e Guilherme Lobão (Garfo do Crítico). A coordenação técnica da degustação às cegas foi dos editores do Perfil Decantando a Vida, Eugênio Oliveira e Antonio Coêlho.


Os coordenadores técnicos dessa degustação recorde adotam a forma de contagem de 1 a 5 pontos, resultando nos conceitos: ruim, razoável, bom, muito bom e excelente (respectivamente), com escalonamento a cada 0,5 ponto. A metodologia de apuração empregada foi a média global ponderada, através do cálculo do desvio padrão mediano. Tal metodologia tem se revelado assertiva, notadamente comprovada após nove edições do concurso! Após apurados os TOP-3 de cada categoria, os vencedores estão listados acima, os quais receberão da organização o SELO Vinum Brasilis 2023. Ressalta-se nesta edição que 8 vinícolas distintas ficaram entre os TOP-3, obtendo cada uma um rótulo premiado!

Dos Editores:
Antonio Coêlho e Eugênio Oliveira