Ch.Reignac. Prova de duas safras.

O Chateau Reignac ficou bastante famoso depois que em algumas degustações às cegas, promovidas pelo Grand Jury Europeen em Paris, se saiu melhor que vários vinhos renomados como Petrus, Cheval Blanc, Mouton-Rothschild, Lafite e outros infinitamente mais caros que ele. Caso queira saber do que falo, acesse os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=ptXx_1lPwG8 video de 29/06/2009- safra 2001

http://www.youtube.com/watch?v=3FBqTlPuiik vídeo de 06/11/2010- safra 2004

O Ch. Reignac vem de uma apelação de Bordeaux conhecida como AOC Entre-Deux-Mers Controlée que se localiza entre os dois rios, Dordogne e Garonne, e é utilizada para os vinhos brancos. Como o Reignac é tinto, ele é engarrafado como Bordeaux Supérieur. Composto de 75% Merlot e 25% C. Sauvignon. As vinhas têm em média 42 anos, 20 % das uvas são vinificadas em barricas novas de carvalho e os 80% restantes em inox, depois passam 18 meses em carvalho até chegar ao mercado.

reignacduo

Tive a oportunidade de degustar duas safras desse vinho, convite do amigo Marcio Neves, na presença do também amigo Gustavo Machado. As garrafas eram das safras 2000 e 2005, duas grandes colheitas em Bordeaux. O enólogo é Michel Rolland, o que me deixou um pouco apreensivo quanto a ter muita extração e potência. O Reignac 2000 está prontíssimo, sem nenhuma aresta. Aromas de grafite, cedro e couro predominavam nesta garrafa que mostrava evolução na cor; na boca era pura sutileza, com um ataque muito macio. O 2005 está novo, vai durar muito ainda. Com cor bem mais púrpura, taninos mais chamativos, aromas de pimentão e textura larga no paladar é um vinho que requer mais tempo de adega para atingir o nível de prazer do 2000.

Uma excelente opção para quem quer tomar um ótimo Bordeaux (outras dicas são Moulin D´ Issan e Haut-Condissas) sem pagar o preço que pedem pelas etiquetas famosas.