Don Melchor 89 e La Croix 05

lacroixNessa semana, respondendo o convite dos amigos, pude tomar dois vinhos de distinta categoria. Meus amigos Diniz e André Azevedo me convocaram para tomar um La Croix de Beaucaillou 2005 e um Don Melchor 1989.

O La Croix de Beaucaillou é o segundo vinho do sensacional Ducru-Beaucaillou. Um vinho francês de extrema categoria, feito de um corte de cabernet sauvignon com merlot, da sensacional safra de 2005. O vinho tem um nariz exuberante, muito aromático, com muita flor e um carvalho tostado. Na boca é encorpado e muito suculento, me fez pensar como estará esse vinho daqui a dez anos. Muito bom hoje, mas vai melhorar bastante com a guarda. Uma grande dica para quem for ao exterior, pois esse vinho custa 4 vezes menos nos EUA.

O outro vinho, um Don Melchor 1989, oferecido pelo amigo André, já era um velho conhecido. Essa donmelchorsafra eu nunca tinha tomado, a mais antiga tinha sido a 1993, que me recordo ter muita madeira e muito mentol. O 1989 estava bem diferente, tinha um aroma de Porto, fumaça, frutas secas e um defumado. Um vinho mais rústico que o primeiro, e apesar de não ter sido uma grande safra para o Don Melchor, foi o mais interessante dos que tomei. Quem tiver essa safra em casa a dica é beber já, pois não irá evoluir mais.

Quanto aos amigos, continuem me convidando para essas degustações que não recusarei o convite. Agradeço pelos vinhos e muito mais pela amizade de vocês.