A experiência do gosto – O melhor livro de vinho já escrito no país.

jorgeluckiEsse livro saiu no final do ano passado, e apesar de fã incondicional do Jorge Lucki, ao ler os releases sobre o livro, nas revistas especializadas, desanimei. Todas as publicações diziam ser uma compilação das colunas que ele publica semanalmente no jornal Valor Econômico. Pensei comigo: “Livro caça-níquel, reedição de coisas já lançadas”. Não comprei e me dei mal, acreditando em releases de quem, com certeza, não leu o livro.

O livro não é uma simples reunião das colunas já editadas. Lucki escreve há 10 anos para o jornal, e nesse período foram escritas aproximadamente 400 colunas. Destas foram selecionadas 64, revisadas e modificadas, com vistas a publicação em livro. O crème de la crème de um dos maiores conhecedores de vinho do mundo.

Capítulos curtos, diretos e altamente esclarecedores. A parte sobre tanino, anidrido (S02), histamina e a sensibilidade de cada um, já vale o livro. Tem muito mais: A maquiagem dos taninos para se obter vinhos mais imediatos, mesmo que em detrimento da acidez, e a areação para liberar odores de redução em vinhos fechados há muito tempo, são outros assuntos abordados de maneira simples, direta e fácil de entender.

Por mais que digam que é uma coletânea de colunas já escritas, não faça como eu, corra e compre o livro. Na minha modesta opinião, a melhor obra de vinho já escrita no Brasil.