Almoço Harmonizado com Clos Rougeard “Le Bourg”

Conheça um pouco sobre esse vinho raro, que em breve estará presente em um almoço harmonizado de fim de ano (apenas 09 vagas) que estaremos anunciando aqui no DCV:

Clos Rougeard é uma das mais antigas propriedades do Vale do Loire, e ainda assim são quase anônimos nos EUA. De propriedade da família Foucault desde 1894, Clos Rougeard emprega a receita habitual para a excelência absoluta: terroir excepcional, vinhas velhas, rendimentos extremamente minúsculos, e incrível atenção aos detalhes.

Nadi e Charlie, os dois irmãos que tocam a propriedade, também aderem as tradições antigas da família, de agricultura biológica, engarrafamento sem filtragem e mínima trasfega, para manter os vinhos em sua forma mais pura e menos manipulados.

almoodcv4

Saumur Champigny “Le Bourg”
3.600 garrafas produzidas
Veja a degustação aqui

Vinho top dos Foucault (não é produzido em toda safra) feito à partir de vinhas de 80 anos de Cabernet Franc, cuidadosamente podadas para produzir rendimentos extremamente  baixos, mesmo para o Vale do Loire. “Le Bourg” é super concentrado, com níveis intensos de frutas, com sabores de especiarias, trufas, violetas e tabaco.

Por que você não ouviu falar de Clos Rougeard?

Há uma série de razões para que uma das melhores propriedades de Cabernet Franc em todo Loire seja desconhecida nos EUA, e consequentemente em vários outros países.

O vinho é feito em quantidades absolutamente microscópicas: a propriedade produz quatro vinhos diferentes (3 Cab Franc e um Chenin Blanc), que respondem por uma produção total de 2.700 caixas.

Os irmãos proprietários, Nadi e Charlie, mantêm 1/5 da produção na propriedade.

Restaurantes franceses 3 estrelas e o público francês, adorador dos Foucault, adquirem a maior parte da produção, e não mais que 30 caixas de qualquer cuvee chega a Nova York por ano.

Nem os vinhos dos Foucault , nem a região (Loire) são avaliados por críticos de renome internacional.

Oportunidade única. Aguardem!