Uma Carta de Vinhos como deve ser

piri2wNeste réveillon 2012 me ocorreu uma coisa inusitada ao visitar as dependências da Pousada Cavaleiro dos Pireneus, em Pirenópolis. Qual foi minha surpresa ao ler a Carta de Vinhos do restaurante da Pousada, o Salão do Imperador. Antes de passar à relação dos vinhos, havia um prefácio do sommelier responsável pelas ampolas. Nada demais não fosse o autor do texto, o amigo e profissional Paulo Kunzler.

Sempre achei que a apresentação de uma Carta tivesse que ter algo a mais do que simplesmente uma descrição dos rótulos. Devia ter algo inspirador ao cliente; algo que o fizesse desejar muito aquilo que irá beber. Algo que falasse aos sentimentos mais que à mente; espirituoso e quasi-poético…quem sabe! Creio que o amigo Paulo conseguiu um pouco de cada coisa neste texto despretencioso, ao apresentar sua lista de vinhos para o restaurante. Da carta em si, nem preciso dizer, um primor de informações rápidas e úteis sobre cada rótulo vendido, com harmonizações, claro, pois vinho é alimento e alimento só com vinho! Para ler o texto da Carta clique na foto.

O mundo hoje anda pouco intimista – no âmago da palavra. Não confundir com o superficialismo virtual dos reality-BBB-Facebooks-shows, que nada tem de intimidade e estão mais para invasivos…[risos], piri1do que realmente aproximar as pessoas de forma pessoal e humana. Diferentemente do que experimentamos ao conhecer a cozinha e a colega de profissão Taynara, jovem Chef contratada do restaurante da Pousada (formada na UEG-Piri). Ali sim, encontramos calor humano e muita intimidade verdadeira. Parabéns ao homem que expõe suas opiniões desinteressadamente e simplesmente por dizer aquilo que sai do coração, como fez a Carta de Paulo. VALEU pela inspiração!