Degustação dos Vinhos de Goiás! Veja como foi.

O DCV promoveu na última terça-feira, 18/09/2012, uma degustação com os comentados vinhos de Goiás da vinícola Pireneus, pertencente a Marcelo de Souza. A vinícola fica a 930 metros de altitude, na Serra dos Pireneus, e começou a plantar uvas em 2005. Em 2008 eles engarrafam uma safra experimental. Com o sucesso resolvem comercializar a de 2010 que foi a que degustamos.

 

 

Uma curiosidade é que a colheita ocorre entre agosto e setembro como acontece no hemisfério norte. O clima é bem particular com seis meses secos, pluviometria baixa, dias quentes e noites frias.


A região tem vocação para vinhos intensos, potentes, com estrutura, muita extração, teor alcoólico alto, bem novomundista e é com esse perfil que os vinhos Bandeiras e Intrépido se apresentam.


O Bandeiras Barbera 2010 é predominante Barbera (85%) com 10% de Tempranillo e 5% de Sangiovese. Atinge 15% de graduação alcoólica e 70% do vinho passa por madeira de segundo uso. A metade desses 70% vão em carvalho americano e a outra em francês. Apesar de toda intensidade é um vinho muito equilibrado, com taninos educados e bastante aromático.


Intrépido Syrah 2010 tem 14,5% de álcool e 87% de Syrah com 13% de Tempranillo. Esse vinho tem mais extração que o anterior, é mais encorpado e possui taninos mais agressivos. É um exemplar para se guardar ou para quem aprecia vinhos mais encorpados. Novamente 70% do vinho estagia em carvalho, porém novo.


Ambos os vinhos surpreenderam e encantaram os participantes que deixaram de lado a possível desconfiança e preconceito e quiseram adquiri-los ali mesmo.