Editor do DCV analisa vinhos p/ revista Prazeres da Mesa

Na última edição da Vinum Brasilis 2012, este editor que vos escreve participou do juri da revista Prazeres da Mesa, que se encarregou de analisar os lançamentos dos vinhos deste ano das vinícolas convidadas. Foram 25 vinhos expostos aos crivo de um juri composto por 14 enófilos e sommeliers. Em 4 páginas (136-139) a matéria publicada neste mês de setembro e intitulada, pelo editor Horst Kissmann, de “Jovens Promessas”, lista todos os 25 vinhos provados, classificados pela média das notas dadas pelos provadores.

Confesso que foi uma experiência interessante minha participação neste evento. Os vinhos foram analisados às cegas, na sequência de 6 espumantes, 5 brancos e 14 tintos, das mais variadas características e procedências. A única coisa em comum entre todos era o fato de serem o primeiro lançamento do ano de cada uma das vinícolas participantes.

É claro que minhas avaliações individuais tiveram algumas notas parecidas e outras nem tanto, com a média global. Entretanto, submeto a vocês os cinco vinhos lançados este ano e que, na minha opinião, foram os melhores entre os 25 provados, e devem constar em suas adegas de ampolas nacionais. Eles estão na ordem de pontuação conforme as notas da minha ficha de avaliação original fornecida no evento da revista Prazeres da Mesa. Os mesmos encontram-se à venda no mercado para vossa escolha.


Fotos (começando acima a esquerda): 1.capa da matéria com o nomes dos jurados; 2. jurados durante a prova; 3.minha mesa de trabalho com a ficha de avaliação, 4.matéria da revista com as notas dos vinhos. 

Minhas notas individuais, a partir da esquerda: Dona Bita (90pts), Don Guerino (89pts), Gerações Salton (88pts), Almaúnica (85 pts) e Antonio Dias Merlot (85 pts).
PS: as notas médias finais dos jurados estão publicadas no alto de cada vinho, em vermelho.