Jean-Georges, O melhor de Nova York

Esse foi sem dúvida o melhor restaurante que já tive a oportunidade de ir. Estava com três amigos e tínhamos essa casa na lista de recomendações. Fizemos a reserva para o almoço e não nos foram dadas maiores recomendações, porém, após ter ido, lendo no site do restaurante, vejo que eles requerem uso de paletó para os homens, (gravata não é obrigatória) e não admitem jeans, tênis e camiseta. Hoje percebo que estávamos completamente em desacordo com as recomendações do site, mas isso não nos impediu de termos uma das melhores refeições de nossas vidas.

jeangeorges3jeangeorges4


Chegando ao restaurante dez minutos antes de nossa reserva, fomos acomodados no Nougatine que é o bar/restaurante do hotel que estava lotado; enquanto preparavam nossa mesa. Na hora da reserva é importante lembrar-se de não fazê-la para o Nougatine Jean-Georges e sim para o Jean-Georges que é o restaurante ao lado.
No almoço eles oferecem um menu preço – fixo em que você escolhe uma entrada e dois pratos principais. Apesar de eu ter escolhido o Sesame Crab Toast, Miso-mustard, Asian pear and Shiso (caranguejo tostado com gergelim, mostarda e pêra) a melhor delas é o Atum com abacate e gengibre (Yellowfin Tuna Ribbons, Avocado and Spicy Radish, Ginger Marinade), espetacular.

jeangeorges5


Meu primeiro prato foi o pargo com crosta de nozes e sementes, molho doce/ azedo (Red Snapper Crusted with Nuts and Seeds, Sweet and Sour Jus) e o segundo um robalo negro com couve de Bruxelas assada e molho de maçã com especiarias (black sea bass, roasted brussels sprouts, spiced apples jus). Cozimento perfeito, textura, aromas e sabores inéditos que tornaram essa refeição inesquecível. Ah, não posso deixar de falar na temperatura dos pratos, quentes como devem ser, isso é básico, mas tem sido negligenciado na maioria dos restaurantes brasileiros. Comida morna é comida fria.

jeangeorges6jeangeorges1jeangeorges2

O atendimento é excelente. O maitre falando e voz baixa descreve cada prato servido, o sommelier Charles Puglia tem ótimas indicações (peça a carta de vinhos avulsa). O almoço foi escoltado pelos vinhos Pinot Gris Ostertag da Alsácia e Auxey-Duresses 1cru 2009 do Domainte Roulot (este escolhido pelo Duda Zagari/Confraria Carioca, estava fantástico, se achar compre) e a sobremesa foi uma taça do Sauternes Ch. D´Yquem 1991. O restaurante tem três estrelas no Guia Michelin e quatro no New York Times.

Jean-Georges– 1 Central Park W New York, NY 10023 (212) 299-3900