Elena Walch, um Gewürztraminer de origem

Gostaria eu de iniciar este artigo falando da origem italiana da uva gewürztraminer… Por ela ser autóctone da comuna de Tramin, no alto Adige, na Itália, etc… Que a Alemanha apenas expandiu sua plantação e fez o sucesso desta deliciosa casta, e blá, blá, blá. Bem, isto também é um bom começo para conhecimento geral dos leitores.

ElenaW

Mas o que me leva ao tema deste artigo é a minha dúvida atroz, que por raríssimas vezes me vi num dilema. Ao provar este vinho, de uma produtora reconhecida na produção deste branco típico, encontrei-me numa sinuca-de-bico, numa verdadeira encruzilhada de pensamentos. O vinho era o Gewürztraminer Elena Walch DOC 2007, provado numa degustação técnica com amigos da Confraria Amicus Vinum, há duas semanas. Confesso que estava ansioso por provar este branco autóctone da Itália.

Indo direto ao assunto, ao terminar a degustação não sabia se conceituava o vinho com 90 ou 84 pts? Isto raramente acontece comigo. O vinho tinha cor palha-amarelo brilhante. Bonita. No aroma começaram as dúvidas. Era aromático mas não tanto quanto seus pares alemães. Talvez a idade o tenha esmaecido. A prova da boca foi ainda mais difícil. Vieram lichias e também rosas. Uma tipicidade incrível, talvez característica desta casta na terra natal. Mas veio também um dulçor nada agradável para um vinho seco – esperava mais seco, parecido aos alemães. Ele apresentou certo gosto verde; um amargor que não chega a prejudicar o vinho, pelo contrário, o torna bem autóctone. Enfim, para ser razoável na análise e usando o bom senso, resolvi chegar aos 87 pts. Na média, hein!  😉  

Se você já provou este vinho, pedimos encarecidamente sua opinião para ajudar na avaliação desta ampola. O DCV e demais internautas agradecem.