Edição Imperdível da Revista Gosto!

gostoA revista GOSTO completa um ano de vida e põe nas bancas uma edição (n.12) imperdível, para colecionar. A revista surgiu de uma dissidência da revista Gula, que passou por reformulações e não conseguiu manter o mesmo nível. Como meu interesse maior são os vinhos, todo mês dou uma folheada na seção, se me interessa compro, se não, espero a próxima edição. Dos doze números até agora, confesso que comprei cinco exemplares, e o último foi o de março/2010. Ao folhear essa edição de aniversário não tive dúvidas, é para comprar e guardar.

Primeiro uma entrevista com o renomado chef francês, radicado nos EUA, Daniel Boulud. Nunca esqueço a edição da Gula (2005), que trazia uma matéria sobre o aniversário de 50 anos do chef, em seu restaurante Daniel (eleito o oitavo melhor do mundo em 2010/Guia St.Pellegrino) em Nova York, com a presença de Robert Parker, Jeff Zacharia (Zachy’s) e vinhos fantásticos, a maioria em magnums.

Seguindo na seção Tira-Gostos, uma breve reportagem sobre o restaurante carioca La Fiducia, do sommelier Valmir Pereira, que trabalhou vários anos no D´Aminci e ficou conhecido como o maior vendedor de Romanée-Conti do Brasil.

Adiantando um pouco as páginas (Perfil do Chef), GOSTO faz uma leitura do chef René Redzepi, do restaurante NOMA, eleito o melhor de 2010 pelo mesmo guia St. Pellegrino. Um pouco adiante       guilherme-rodrigues-11(Gosto se Discute) uma discussão saudável sobre o velho e controverso assunto, taxa de rolha. Ainda um pouco antes de entrar na seção propriamente de vinhos, uma comparação (Gosto de Provar) dos menus degustações do D.O.M. e Maní.

Dito tudo isso, e olha que eu disse que meu maior interesse era a seção de vinhos, entramos nela. A revista conta com editores como Marcelo Copello, José Maria Santana, Luis Pato e Guilherme Rodrigues, que considero um dos três melhores escritores de vinho do país. Ele nos brinda com a narração dos vinhos abertos em seu aniversário, dentre eles vários do Domaine de la Romanée-Conti, inclusive o próprio, todos 1990. Depois uma vertical de 10 safras de Vega-Sicília Unico, e para finalizar uma degustação às cegas de 17 tintos da safra 1999, misturando Bourdeax (Mouton-Rothschild, Cheval Blanc, Margaux…) e Novo Mundo (Nicolás, Clos Apalta, Caymus…). Ainda tem sob sua assinatura, uma degustação de várias safras de Moscatel da José Maria da Fonseca. Parabéns a J.A. Dias Lopes e toda sua equipe. Edição essencial. Foto Guilherme Rodrigues: Site Club Gourmand.