DCV no Projeto Imagem do IBRAVIN-parte 1

Acabo de retornar do Projeto Imagem realizado pelo IBRAVIN, em que pude conhecer várias vinícolas e vinhos brasileiros de grande qualidade. Mais que isso, o que me surpreendeu foi perceber, pela primeira vez, que a desunião que sempre imaginei haver entre os produtores está deixando de existir. O projeto foi dividido em vários temas em que visitávamos uma determinada vinícola, e lá, não só o anfitrião apresentava seus vinhos, como outros três ou quatro proprietários, de outros projetos, também apresentavam os seus. Situação inimaginável para mim, que sempre acreditei comportamento desagregador dos produtores brasileiros. Parabéns pela nova atitude.

ibravin2ibravin1

Seria insano descrever os vinhos provados nessa maratona (foram mais de 100), mas não poderia deixar de citar os temas preparados pelo IBRAVIN que se dividiram em “Na Encruzilhada do Desenvolvimento” ocorrido na Casa Valduga, em que fomos calorosamente recebidos pelo proprietário João Valduga. Também estavam presentes as vinícolas Lídio Carraro, Ahgheben, Copetti e Czarnobay.

O tema seguinte batizado de “Tamanho não é Documento”, ocorreu na bela vinícola Almaúnica, e também participaram Sozo, Antônio Dias, Don Bonifácio, Aracuri e Pizzato.

ibravin4ibravin3

De lá partimos para degustação “Surpresas a Galope” com as vinícolas da Campanha Gaúcha, nas belas instalações da Miolo, que abriu suas portas para Dunamis, Guatambu, Campos de Cima, Peruzzo, Almadén, Cordilheira de Sant´Ana e Província de São Pedro.

ibravin7ibravin6

Chegando à Cooperativa Vinícola Aurora, continuamos a maratona provando também os vinhos da Garibaldi, Aliança e São João que compuseram o tema “A união faz a força”.

ibravin9ibravin8

Já no dia seguinte chegamos à vinícola Dal Pizzol e fomos presenteados com o tema “Longa Vida ao Vinho Brasileiro” em que as vinícolas convidadas Don Laurindo, Maximo Boschi, Cave Geisse, Pizzato e a anfitriã, nos ofereceram vinhos antigos e raros, que iam das safras 1991 a 2000. Continua no próximo post…