Crognolo, um supertoscano de primeira linha

Captura de tela 2013-04-21 s 15.43.30Tomei este clássico de Chianti ano passado e voltei a prová-lo em 2013. Mostrou-se IMPECÁVEL. 
Estou a falar do CROGNOLO IGT 2008, da Tenuta Sette Ponti, considerada uma das três melhores vinícolas da região da Toscana, na Itália. A propriedade foi adquirida por 
Alberto Moretti em 1957 mas só tornou-se notória com seu filho Antonio Moretti, que contratou ninguém menos que o enólogo Carlo Ferrini para produzir vinhos a partir da década de 1990. Deu certo! Hoje além do Crognolo a casa faz o igualmente bem criticado ORENO – outro sucesso vitivinícola.

O Crognolo leva em sua composição basicamente a Sangiovese, mas ainda, 10% Cabernet e 10% Merlot, que o suavisam esplendidamente. Esta safra produziu só 7.000 grfs. A primeira safra de 1998 foram apenas (800 gfs)! A prova foi muito bem recebida. Nariz bem aromático em cassis e mentol. Na boca pura elegância com taninos vivos e nada agressivos. Especiarias também surgem com cerejas. De corpo médio e uma cor violácea/rubi – denotando estar jovem – possui ótima estrutura e uma acidez viva, o que cabe perfeitamente com vários tipos de refeições. Tanto que para ele preparei um clássico Ossobuco fiorentino com talharim ao sugo e limão italiano (foto). Combinação suprema.
Crognolo1OssoB1
Um vinho fabuloso desta maravilhosa vinícola. Nota: 92 pts. Este rótulo, inclusive, aparece no Guia de Neil Beckett – “1001 Vinhos para Beber Antes de Morrer”. E concordo plenamente com eles. Este ao menos já provei antes de minha partida para o além!