Vinhos: você sabia que… ( 1 )

puntOlá amigos, a partir desta postagem inicio uma série de dez artigos de curiosidades sobre vinhos, que estão na pauta do meu atual curso de gastronomia, da disciplina de “Vinhos e Serviço”. Já adianto que serão assuntos muitos interessantes, culturais e até hilariantes, que o internauta pouco ouviu falar, e nem imagina que existam no mundo do vinho. Serão todos assuntos INÉDITOS, podem ter certeza. Assim, vamos ao primeiro:

Você sabia que… para que serve aquela reentrância do fundo das garrafas?
Errou quem disse que é para segurar a garrafa com objetivo de verter o líquido nas taças com maior facilidade.
Isto mesmo, a função das reentrâncias – conhecido como punt, em inglês – no fundo das garrafas de vinho é devido ao aspecto físico e nada mais. Advém da necessidade de equilíbrio para que a garrafa não fique bamba e tombe com facilidade, além de dar maior resistência. Toda garrafa de vinho de vidro deve ter o fundo com pequena saliência para dar equilíbrio à mesma, por isto não deve ser de fundo chato.

É certo que a partir daí surgiram inúmeras funcionalidades, como segurar a garrafa com o polegar para servir nas taças, ou armazenar o depósito das borras para que elas não se misturem ao vinho na hora do serviço. Um recente objetivo foi incorporado pelo Marketing de embalagens das vinícolas, visando dar sofisticação e visibilidade a uma garrafa, onde estão adaptando o design para proporcionar frascos mais alongados e imponentes, criando a imagem de produtos de maior qualidade.