Vinitaly 2010- Segunda parte

vinitaly1Dando sequência à cobertura da Vinitaly, Alessandra Rodrigues nos traz a segunda parte:

“À tarde pude conhecer outras casas vinícolas das regiões Abbruzzo e Marche, como Vigna Amato, com ótimos Verdicchi dei Castelli dei Jesi DOC Clássicos e Reservas, Rosso Piceno e um interessante Vi’ de Visciola, uma bebida aromatizada a base de vinho e cerejas.  Passei pela casa Marconi, onde experimentei outros Verdicchio que se harmonizam perfeitamente com os crustáceos. Provei também os Verdicchio da casa Marchetti e pude comparar todos. Na Podere Castorani tinha até um carro de fórmula 1 no stand.  As pessoas paravam pra provar os vinhos e apreciavam o belo exemplar do carro de Jarno Trulli.

Na casa Conti di Buscareto, espumantes feitos 100% com a uva Verdicchio, e o vinho rosato feito com a uva Lacrima 100% também foram muito interessantes. Mas o mais interessante mesmo foi poder ter provado uma cerveja vermelha artesanal, feita colocando vinho da uva Lacrima na primeira fermentação  a  alta temperatura. A segunda fermentação foi feita em garrafa. Uma delícia!!! Cerveja com gostinho final de uva!!

Nos dias seguintes, passei pela Toscana, pela Lombardia, pelo Alto Adige, pela Campania, pelo Veneto…Na Fattoria Ormanni os Chianti eram excelentes e o Super Toscano Julius (Merlot e Syrah) também era muito bom! Assim como os Chianti da Monteraponi  – muito muito bons! Na casa Franz Haas, famosíssima pelos seus grandes vinhos, provei um Pinot Nero e um excelente Moscato Rosa! Não podia deixar de passar pra cumprimentar a proprietária da casa Marisa Cuomo e rever a cantina que visitei quando ela estava construindo. Ela ficou contente em me mostrar as obras feitas, por fotos. E obviamente não podia deixar de experimentar o magnífico Fior d’Uva, o Furore…Visitei também uma amiga da Castello del Terriccio e claro, provei todos os vinhos, que gosto muito.       

Passei também pela região específica do Franciacorta e pela Sicília que adoro, além de ter provado alcun vinhos da Emilia Romagna, que também é pouco conhecida no Brasil, mas está produzindo vinhos e principalmente espumantes interessantes. Em um dos stands conheci “Il Fornaio Anarchico”, um especialista em biscoitos, Daniele, que me fez provar o “Bustreng” que disseram tervinitaly2 propriedades afrodisíacas…Biscoitos com especiarias e vinhos romagnolos – combinação perfeita!!

Os vinhos orgânicos que provei também foram de qualidade, apesar das dificuldades pra produzí-los, como me contaram vários produtores.

Gostaria de citar todas as casas vinícolas visitadas e todos os vinhos provados, mas foram muitos!!!”

Alessandra Rodrigues.