Tormentas Premium 2007

ibravin14Em minha última viagem ao vale dos vinhedos tive a oportunidade de provar, um dos poucos vinhos do Marco Danielle que ainda não conhecia. Em uma gentileza de Aldemir Dadalt, diretor/proprietário do Spa do Vinho, a garrafa foi aberta e colocada em decanter às 18:00, para ser apreciada às 24:00, após 06 horas de areação.

O vinho era o Tormentas Premium 2007, que nessa safra foi feito exclusivamente com a uva merlot, em uma edição limitada a 700 garrafas, sem nenhuma adição de SO2. Como mesmo disse o Aldemir, e o Marco sempre recomenda, o vinho necessitava de areação para dissipar os aromas gasosos provenientes da vinificação sem SO2. A própria sommeliére do Spa, relatou que ao abrir a garrafa, aromas repugnantes emanaram, e com certeza seria razão de rejeição do exemplar pelos neófitos.

Como cheguei com o vinho já devidamente aerado, pude aproveitar apenas as coisas boas que ele tinha a oferecer, e havia muitas. A cor viva e brilhante, sem nenhuma turbidez, anunciava o frescor que seria confirmado. Os aromas de fruta madura (o vinho não passou por madeira) e os de couro e estrebaria, dando um toque animal, tornavam o vinho muito interessante. Na boca tinha um corpo médio, com final persistente, e o mais bacana era o leve amargor que deixava, fugindo daqueles exemplares adocicados que na primeira taça você já está com vontade de abandonar.

Quem não aprecia esse estilo de vinho, ou mesmo não seguir a recomendação de aerar, poderá se frustrar; mas para quem aprecia é uma bela recomendação.